Honoris Causa
Boaventura Santos chega a Pelotas neste fim de semana
Professor português recebe, na segunda-feira, título de Doutor Honoris Causa da UFPel e da UCPel
Um dos maiores sociólogos da atualidade aterrissa neste final de semana em Pelotas. O português Boaventura de Sousa Santos recebe, às 19h de segunda-feira, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em cerimônia especial no Theatro Guarany. Antes disso, Boaventura terá um encontro fechado com movimentos sociais e também inaugura a nova Biblioteca das Ciências Sociais da UFPel.
Boaventura é ligado às causas do campo político da esquerda. Suas contribuições, tanto acadêmicas como sociais, passam pela educação popular e inclusiva, os direitos humanos e o ativismo político. A sua vinda a Pelotas é considerada um fato histórico, tanto para as universidades como para a cidade. Ele tem se manifestado, na imprensa internacional, contra a prisão do ex-presidente Lula e a criminalização do Partido dos Trabalhadores. Em Portugal, Boaventura é coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.
Na segunda-feira à noite, no Guarany, Boaventura irá abordará o tema da democratização da universidade e alternativas ao capitalismo, ao colonialismo e ao patriarcado. A concessão do título ao sociólogo foi aprovada pelos conselhos universitários das duas instituições.
Personalidade mundial
O vice-reitor da UFPel, Luís Isaías do Amaral, também classifica o sociólogo como um "personagem importante no cenário mundial". "Ele tem o viés da inclusão, de uma alternativa ao capitalismo, de amplo acesso aos bens pelas populações marginalizadas. É um momento histórico para as universidades e para Pelotas", frisa o vice-reitor. Sobre a democratização do acesso às universidades, Amaral lembra que menos de 20% dos jovens ingressam na universidade após se formarem no Ensino Médio, o que precisa ser ampliado, na sua opinião.
"É uma personalidade mundial e, em momentos de crise como os de agora, desta última semana, é de uma grande importância pelos temas que ele trata", comenta o diretor da Faculdade de Medicina da UFPel, Marcelo Capilheira, que está envolvido nas atividades. Capilheira destaca o viés da educação popular e das comunidades marginalizadas como o centro de atuação e dos pensamentos do sociólogo. "É uma voz no movimento de resistência contra a mercantilização da educação e contra mecanismos que sufocam as conquistas sociais", observa o diretor que é um dos envolvidos na vinda de Boaventura.
Boaventura de Sousa Santos
O sociólogo é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia e diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Possui trabalhos sobre globalização, sociologia, epistemologia, democracia e direitos humanos e realiza trabalhos em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário